Coaripolis

quarta-feira, março 14, 2007

Fazenda Esperança - Uma experiência de Fé
No último sábado, quando seguia para a Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, não fazia idéia da experiência que me seria dada viver. Já havia ouvido falar do trabalho maravilhoso que fazem essas fazendas, mas não imaginava que iria encontrar tanta gente envolvida nesta missão nem viver uma experiência espiritual de tal magnitude.
Distribuídos em várias regiões do Brasil através de 20 centros masculinos e 09 femininos. No exterior há 02 Fazendas na Alemanha, 01 no Paraguai, 01 Filipinas, 01 México, 01 Guatemala, 01 Rússia, 01 Argentina e 01 África.
A História da Obra Social Nossa Senhora da Glória -Fazenda da Esperança- retrata o esforço de pessoas que desafiam diariamente o comodismo e o pessimismo diante dos imensos problemas sociais de hoje. Com uma coragem que desafia qualquer desesperança, ergueram do nada um trabalho pioneiro de assistência e de resgate da dignidade humana. Frei Hans, Nelson, Iraci e Luci Tudo começou com a chegada do Frei Hans Stapel, ofm , em Guaratinguetá (SP), no ano 1979.
O religioso franciscano iniciou com a paróquia de Nossa Senhora da Glória uma nova experiência de vida baseada no amor cristão. Brotaram então várias iniciativas de ação social inspiradas na frase do Evangelho "Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fareis".
Dessa experiência surgiu também a Fazenda da Esperança. Em 1983, Nelson, um jovem da paróquia, se deu conta de uma "boca de fumo" perto da sua casa. Sem pretender nada, a não ser colocar em prática o Evangelho, aproximou-se desta boca de fumo e depois de um certo tempo de relacionamento, um daqueles jovens pediu-lhe ajuda para deixar aquela vida. Esses dois jovens foram a origem e a inspiração do primeiro grupo que deu início a Fazenda da Esperança.Vários outros seguiram os passos do primeiro e eles decidiram morar juntos em uma casa onde voluntários e recuperandos procuravam viver o respeito mútuo e trabalhar para se manterem, sob a orientação do pároco.
Este primeiro grupo de jovens voluntários e recuperandos tomaram a decisão de colocar todos os seus bens em comum e fizeram um pacto de sustentarem aquela primeira casa com os resultados obtidos do suor do trabalho de cada um. Era uma casa alugada, dentro da cidade. O jovem voluntário Nelson, trabalhava numa cooperativa e colocava em comum o seu salário e os outros jovens cortavam grama na casa das pessoas da paróquia.
O sucesso obtido na recuperação dos jovens fez com que esse Centro se transformasse na Fazenda da Esperança.