Coaripolis

quarta-feira, abril 25, 2007

A Pátria das Águas
O poeta Tiago de Melo define a Amazônia como a Pátria das Águas. É uma das melhores definições de Amazônia.
A imensa quantidade de água que se mistura a floresta nos dar o direito desse título. Entre 15% a 20% de água doce do planeta está aqui na Amazônia. O Rio Amazonas com seus mais de mil afluentes e 6.765 Quilômetros é o maior e o mais caudaloso rio do mundo.
Quase que cem por cento das nossas cidades estão na margem de algum rio ou são cortadas por eles. Tomemos por exemplo Manaus que além de está as margens do Rio Negro, ainda é cortada por mais cem igarapés, sendo o maior deles o Igarapé de Quarenta, com 48 quilômetros de extensão.
Mesmo com todo esse potencial de água doce e potável, todas as cidades da Amazônia sofrem de abastecimento de água. Uma contradição que não poderia ser pior. Em Manaus são inúmeros os bairros da cidade que não têm água encanada e os bairros onde a água chega aos domicílios, além de ser de péssima qualidade, sofrem problemas crônicos de falta de água.
Tanto em Manaus, como em Coari é comum ver a cena da charge do Myrria pelas ruas dos nossos bairros. As pessoas que tem uma condição econômica melhorada compram água mineral para beber, as que moram perto de poços artesanais vão até eles para terem uma água de qualidade melhorada. Uma grande quantidade de pessoas bebem água diretamente da Cosama (Colama).
A maioria dessa água, como também a de quase todos os poços artesianos estão contaminadas com coliformes fecais e verminoses de toda espécie. O resultado disso são nossas crianças com barrigas quebradas cheias de vermes e as Unidades Básicas de Saúde entupidas a cada manhã.
E mesmo assim vivemos na Pátria das Águas. Acorda Tiago de Melo!