Coaripolis

quarta-feira, junho 30, 2004

Amazônia em Chamas

Nos 200 quilômetros que separam Cuiabá de Cáceres, os verdejantes pastos que fomentam a principal atividade econômica da região, a pecuária, já dão lugar ao amarelado seco da estação. No ar, o cheiro característico queima a entrada do oxigênio: é preciso mudar um pouco o ritmo da respiração para evitar que o ardume atinja a região da face onde se concentram as lágrimas. Ao fundo, o verde da Serra do Descalvados dá lugar a um azulado fosco. Ainda ao fundo, pequenas colunas de fumaça aparecem em vários pontos do campo. O cenário é triste. E a história se repete: Mato Grosso já lidera as queimadas no Brasil.
Os números do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis da Amazônia (Ibama) não deixam dúvidas de que o quadro este ano pode ser ainda pior que os últimos registrados. Só este ano, já são 11.709 focos de queimadas registrados pelo satélite NOAA-12. Desse total, 7.804 apenas no mês de junho – ainda faltando serem computados mais cinco dias. Pelo ritmo, pode chegar a 8 mil focos no mês. Em 2003, no mesmo período, foram 7.794. Nos seis primeiros meses de 2003, o Ibama registrou 11.009 focos.
O período de proibição das queimadas já está definido e a Portaria conjunta do Ibama com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) devidamente assinada. O ríodo proibitivo é do dia 15 de julho a 15 de setembro de 2004. Mas, a julgar pelos números do ano passado, o documento assinado pouco fará diferença. Em 2003, foram registrados 11.616 focos de queimadas em julho. Em agosto, com a entrada da proibição das queimadas, a situação cedeu pouco: 9.233 focos. Mas em setembro, no encerramento, a situação se recrudesceu: 16.338 focos registrados no mês. Ou seja: mais de 540 focos por dia de queimadas. Foi muito e pode acabar sendo pior este ano.
Fonte: http://www.24horasnews.com.br/