Coaripolis

quarta-feira, julho 07, 2004

Cabanagem

Chamou-se cabanagem a rebelião que, marcada por enorme violência, irrompeu na provínvia do Grão-Pará (Pará e Amazonas atuais) logo após a abdicação de D. Pedro I e mobilizou as camadas mais pobres da população contra o poder central e as elites, sobretudo os portugueses. O primeiro levante ocorreu em 2 de junho de 1831, liderado pelo cônego João Batista.
No auge de sua revolta, os cabanos proclamaram a república, em agosto de 1835, e declararam o Pará separado do império do Brasil. O último chefe cabano, rendeu-se em 25 de março de 1840.
A cabanagem foi a maior luta pela liberdade na América Latina, calcula-se que morreram mais de 100 mil.
Neste dias que estou em Belém, vi que os cabanos continuam sua luta por vida melhor. O pecuarista Adilson Prestes de 28 anos, que vinha denunciando o crime organizado no sudoeste do Pará, principalmente a grilagem de terras, pistolagem e extração ilegal de madeira, foi assassinado na manhã de sábado (03. 07), com seis tiros na cabeça e no peito por dois pistoleiros. Ivanilde Preste, irmã do falecido, declarou, "Nós não temos a proteção da polícia, do Ministério Público, da justiça, de ninguém. Estamos sozinhos, orando para Deus por nossas vidas".
Fonte: Jornal 'O Liberal', domingo, 04. 07. 2004.