Coaripolis

domingo, setembro 05, 2004

Do Jaraqui ao Chimarão

Falar de jaraqui aqui nesse blog de coariense, é o mesmo que chover no molhado, sendo assim, vamos ficar no chimarão.
O chimarão é uma bebida típica do Rio Grande do Sul. Também conhecida como mate amargo, simboliza a amizade e a hospitalidade do povo gaúcho desde muito tempo atrás. Basicamente, é um mate cevado sem açúcar, que é preparado em um recipiente (cuia) e sorvido por meio de uma bomba. É a bebida proveniente da infusão da erva-mate, planta nativa das matas sul-americanas. Conforme registros históricos, o hábito de sorver o chá foi herdado dos índios guarani. O costume de passar a cuia de mão em mão significa a manutenção do espírito democrático e fraternal vivido nos ranchos daquela época.
Os gaúchos são os maiores consumidores de chimarão, daí o apelido de barriga verde.
Alguém poderia está se perguntando o que tem um blog coariense com o chimarão e os gaúchos? Vou dizer porque postei esse post aqui. É que o Grêmio 'coariense', time que ra genuinamente coariense, atualmente tem seis jogadores titulares gauchos e mais o técnico, já poderíamos até dizer, era Grêmio 'coariense'.
Perdemos os jogadores e agora vamos perdendo nossas características culturais. Espero que depois dessa ida dos nossos gaúchos a Coari, eles tenham a oportunidade de comer jaraqui, acreditando do ditado dos antigos: 'quem come jaraqui, não sai mais daqui'. Jaraqui nele!