Coaripolis

sábado, setembro 18, 2004

Temos tempo!

Explosão de oleoduto pode ter matado 200 na Nigéria. Local da explosão está situado em uma área de pântanos, o que dificulta o combate ao incêndio.
A explosão aconteceu anteontem em Imore, uma cidade 12 quilômetros ao sudoeste de Lagos, e foi aparentemente causada pela fagulha do motor de um bote.
O oleoduto transporta produtos petrolíferos refinados a partir de um porto de Lagos até os depósitos de Ejigbo a menos de dez quilômetros da cidade.
Mais de três mil pessoas morreram nos últimos três anos no sul da Nigéria devido a explosões e incêndios de oleodutos. O pior acidente deste tipo ocorreu em outubro de 1998, na cidade de Jesse, onde quase 1.100 pessoas morreram quando um encanamento explodiu em circunstância parecidas com as de enteontem em Imore.
Para nós que moramos numa região onde temos um gasoduto e estamos na eminência de construirmos outro, essa notícia devia nos chamar atenção. Nem pensar de querer um acidente dessa natureza nos nossos gasotudos, porém, acidentes acontecem e ninguém quer. Já escrevi um artigo sobre esse assunto!