Coaripolis

quinta-feira, março 03, 2005

"Invasores" reivindicam casas populares em reunião com prefeito de Coari
As famílias que ocupam dois terrenos particulares no município de Coari (a 370 km de Manaus) aguardam uma proposta do prefeito Adail Pinheiro para deixarem pacificamente as áreas. Os invasores devem se reunir hoje com o prefeito e prometem resistir caso suas reivindicações não sejam atendidas.
As invasões foram iniciadas há duas semanas, quando cerca de 2 mil pessoas lotearam duas propriedades, uma de 130 e outra de 20 hectares, a primeira, de propriedade do ex-prefeito do município, Roberval Rodrigues da Silva, e a segunda, do comerciante José Alves, ambas localizadas entre os bairros de Santa Helena e Itamaraty.
Os invasores reivindicam a posse definitiva dos terrenos e a doação de casas populares por parte da prefeitura. Eles pedem ainda que seja feita negociação direta com os donos dos terrenos para que os lotes sejam colocados à venda.
A ameaça de conflito entre a Polícia Militar e os sem-teto é constante desde que a Justiça deu parecer favorável à reintegração de posse aos proprietários dos terrenos.
Os oficiais da PM foram ao local várias vezes tentando negociar uma desocupação amigável dos dois terrenos.
O prefeito Adail Pinheiro disse ouvir as reivindicações desde que os manifestantes saiam do local. Outro ponto do acordo é a garantia de que os coordenadores do movimento não serão perseguidos nem detidos pela PM.
A proposta é para que os invasores desocupem a área imediatamente, para que sejam incluídos em um cadastro que destinará casas populares às famílias carentes.
Os integrantes do movimento querem a posse definitiva dos lotes e prometem retornar caso não sejam atendidos.
Fonte: Diário do Amazonas ... Portal Amazônia