Coaripolis

segunda-feira, março 07, 2005

Manifestações

1. Aqui em Roma acontece uma manifestação por dia. Manifestações em todos os níveis e de tudo. Me informando sobre elas, me falaram se não fizermos, o país, anda como a classe política quer. Fazemos manifestações pelo que é nosso.
2. Ano passado, o Movimento dos Sem Terra, completou 20 anos. O núcleo de Roma, preparou uma série de palestras; numa delas, estava Frei Beto, na época trabalha no governo Lula. Cheguei para ele e falei do "nosso" gasoduto, me disse, tem que fazer pressão. Muitas coisas só andam assim. "Manifestação". Então disse a ele, o povo de Coari não fará isso. Dito e feito.
3. Os Movimentos Indígenas do Amazonas tem seguido esse caminho. Eles que vem de uma tradição de guerras, estão retomando. Manifestação é a forma nova que estão encontrando de lutar pelos seus direitos.
4. Quem conhece a história de Coari, sabe que apesar do nosso medo, timidamente fazemos nossas manifestações. Sempre abafadas, quase nunca atendidas.
Fazemos manifestações:
Quando estamos insatisfeito com a realidade;
Para reivindicar o que é nosso.
Quando estamos bem não fazemos manifestação. Isso quer dizer que um pequeno grupo de pessoas em Coari, não querem manifestações, estão bem. Os outros é que se...