Coaripolis

domingo, abril 10, 2005

Coari
Durante os dias do funeral do Papa, os grandes vencedores Foram os Meios de Comunicações Sociais. Que combinando uma receita de competência técnica, equipamentos de últimas gerações e pessoal altamente qualificado (fotográfos, filmadores e repórteres), fizeram do "ato" o maior evento jamais acontecido antes.
Não tenho dúvidas de que a internet também fez sua parte, seja nos sites oficiais de jornais, revistas, como de sites, blogs e fotologs pessoais. Cada um foi mostrando a partir de sua compreenssão ou a do seu patrão um lado da mesma coisa. Quem ganhou com tudo isso? Todos nós, que tivemos possibilidades de comparar notícias e informaçãoes diferentes.
Os Meios de Comunicações Sociais, incluindo aqui a internet, fazem com que nenhum lugar do mundo fique isolado, ingloba a tudo. Todos pertencendo a tão falada "Aldeia Global". Se a notícia é positiva, ótimo, cria-se um clima positivo, agora, se a notícia é negativa, sai de baixo!
Fiz essa introdução para dizer que a imprensa está fazendo sua parte em Coari. Mostrando Coari para o mundo. Porém, infelizmente, estamos caindo na armadilha de que tudo é ruim. E a imagem que se está passando da cidade é negativa. Claro que não estou dizendo que não tem coisas ruins ou até péssimas, com certeza, tem; e todos sabemos. Porém, se faz necessário analisar as coisas com mais cautela, porque ela é mais complexa do que podemos pensar.
Se de fato amamos Coari. Cidade maravilhosa com tantas riquezas, de um povo carinhoso e acolhedor. Temos que somarmos forças. Reconhecermos erros e sentarmos na mesma mesa para dividirmos sonhos, esperanças, tristezas, lágrimas e projetos sérios e competentes. Nesse momento delicado da nossa história, pede-se, bom senso. Não adianta, uns ficarem atirando pedras para todos os lados e outros na defensiva de todo e qualquer modo; isso não nos levará a nenhum lugar. Só causará mais confusões, mais mágoas, mais ódio, mais vinganças e mais violência.
Outro dia, um comentário num post, a pessoa que fez, parece que trabalha na Câmara, falava de uma Gestão Participativa, essa é uma boa idéia. Mas, reconheço que é uma idéia difícil, e exige amadurecimento das várias lideranças e do povo como todo. Com certeza é um processo que vai acontecendo no caminho. Fazer esse caminho é construir cidadania numa sociedade democrática, mas, construir um processo democrático é o mais sofrível possível. Só um exemplo de como não estamos preparados para isso: se a Câmara contrata um profissional que o assessore nesse trabalho, ele irá ganhar um bom salário, porque esses profissionais são caros. E aí? Lá vem gente dizendo que o cara ganha tanto e tanto e tanto! Deixemos de hipocrisia e sejamos maduros. Todo bom profissional tem que se valorizar e ganhar bem mesmo.
Sei que temos que mudar e as mudanças são tantas, complexas e a longo prazo. Não nos iludamos. Não quero fazer desse post um manual para nada. Mas, coloco aqui algumas observações pessoais, se servirem bem, se não, esqueçam.
Vamos começar pelo trabalho, seria para começar com a educação, uma coisa puxa outra, vamos lá. O mundo do trabalho cada vez mais exige grandes competências profissionais, e isso não surge por acaso. É necessário o envolvimento de toda a sociedade para que as coisas aconteçam: o governo (nas diversas esferas: municipal, estadual e federal), a sociedade civil, as Organizações Não Governamentais, as empresas, as Igrejas e etc. Quanto mais grupos se envolverem, melhor. Vivemos um mal histórico no Brasil, as Prefituras são as maiores empregadoras do país. Tentar solucionar essa situação, é um trabalho comum e heróico por Coari, pelo Brasil. E isso levará décadas, e não é só uma missão do Prefeito ou do Presidente, é de todos nós. Veja bem, não estou aqui querendo defender A ou B, estou sendo realista.
Aqui entra a parte de todos nós, estudando mais, nos capacitando. Claro se tivessemos uma boa bilbioteca, ajudaria. Mas, só isso não basta. É preciso investir no nosso pessoal, dar oportunidade para nossos professores fazerem cursos, participar de encontros, palestras, seminários, conferências em outros estados pelo Brasil afora. E Professor, tem que ser professor com paixão, com tesão; porque senão de nada adiantará. Por favor não me venham reclamar os chorões de plantão que um professor ou um técnico educacional ganhe tanto... e ele não ganha isso! ora bolas, vá se catar, se profissionalise, estude; leia. Como pode um professor passar anos sem ler um livro? Devia era pedir a conta... e não reclamar que deram sua conta...
Já temos vários cursos superiores acontecendo na cidade, esses sim, devem ser olhados com carinho e neles investir.
Nossa estrutura de saúde é única e a melhor do interior do Estado. Só a estrutura não basta, é claro. E aqui, se enfrenta o problema que acontece em todas as outras áreas. Empregar por empregar! Empregar parentes, não resolverá o problema. Trabalhar nesses locais, exige conhecimentos. Cada vez mais os locais de saúde são movidos a tecnologia. E esses profissionais são caros e os corienses não estão preparados para isso. Os profissionais que estão aí ou os que podem ir, devem ser bem pagos. Não só pela qualidade profissional, mas, são muitas as coisas que estão em jogo: mudar a estrutura de vida (deixar família, amigos e sua terra), pesa muito, não é fácil (coisa que deve ser contada no salário). Fazer tudo isso e ainda tem que render, é duro. Eu que moro em Roma, e vivo isso, sei. E as vezes ter que aceitar aporrinhações, tenha a santa paciência! Um profissional da área de saúde (ou de qualquer outra área) competente e que esteja fazendo um bom trabalho, tem que ser bem pago sim.
O post tá ficando longo e não quero me alongar mais. Apesar de serem tantas as coisas que quero dizer. Propor coisas nesse momento não é fácil. Sei que este está sendo um momento para o crescimento de Coari, e o melhor nessa hora seria, aprendermos juntos. Quem sabe seria interessante se fizermos como fizeram os chefes de Estados de vários países e os líderes religiosos de várias religiões ao redor do caixão do Papa: Rezaram por um Mundo Melhor.
REZEMOS JUNTOS POR UMA COARI MELHOR!