Coaripolis

sexta-feira, abril 08, 2005

Basílica São Pedro e Estado do Vaticano
Participei ontem de uma missa na Basílica São Pedro como parte das liturgias celebradas ao funeral do Santo Padre João Paulo II. O celebrante principal era um Arcebispo da Rússia. Ele ressaltou em sua homilia a importância do Papa nos países governados por governos comunistas que oprimiram e oprimem a Igreja; emocionou a todos e a si próprio. Eu, que venho de uma tradição filosófica-teológica, que utiliza o método social marxista para a leitura da realidade e aí viver o compromisso com o Cristo, aprendi muito de um discurso diferente e acima de tudo, feito com competência.
Estavam na cerimônia mais ou menos uns mil e duzentos padres e uns quarenta bispos. Celebrada na parte do fundo da basílica. Encantadora.
Depois da celebração, eu e alguns amigos fomos passear pelo Estado do Vaticano. A multidão era coisa de impressionar, difícil caminhar pelas ruas. A maioria das pessoas estavam se arrumando para passar a noite por lá e na manhã de hoje participar da última missa e enterro do Papa. Gente de vários países. O clima de oração e de emoção toma conta de Roma.

O Papa na minha digital

Quem foi João Paulo II
Karoz Josef Wojtyla, conhecido como Papa João Paulo II, nasceu em maio de 1920 na cidade de Wadowice – Cracóvia. Aos 18 anos entrou para a Universidade e para uma Escola de Teatro. Trabalhou numa fábrica de produtos químicos (solventes) para ganhar a vida e evitar sua deportação para a Alemanha. Em 1942, sentiu-se chamado a vocação sacerdotal na qual foi ordenado em 11 de novembro de 1946, enquanto dedicava-se também ao teatro. Doutor em teologia, foi pároco em diversas igrejas da Polônia, professor do seminário Maior em Cracóvia e da Faculdade de Teologia em Lublin. Ordenado Bsipo Auxiliar de Cracóvia em 1958, pelo papa Pio XII, que seis anos depois o ordenaria Arcebispo e em 1967, Cardeal, o conhecido João Paulo II foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978 e empossado no dia 22. É o 264o Papa da história.
Mais fotos no Coaripolis Fotos