Coaripolis

quarta-feira, abril 06, 2005

Alguns anos atrás recebi um e-mail muito interessante de uma amiga da Alemanha. O conteúdo queria provar por A mais B que era mais saudável beber cerveja do que água, o motivo, os coliformes fecais que se encontram na água. Imagine, isso na Alemanha onde estão as mais avançadas unidades de tratamento de água.
Agora vejam essa: "Em uma audiência pública realizada ontem, 4/4, na Assembléia Legislativa do Estado (ALE) do Pará foi revelada que a população da maioria dos municípios do Amazonas está consumindo água sem nenhum tratamento". Puro suco de coliformes fecais.
Órgãos realidadores da pesquisa: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria de Estado de Saúde (Susam); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Laboratório Central do Estado e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM, do Ministério das Minas e Energias).
A coisa é feia mesmo. Com certeza ingerimos uma soma incalculável de tudo que não presta para nossa saúde. Nosso corpo já deve ter criado uma barreira de corpos protetores que nos defendem; caso contrário seria difícil estarmos vivos. E nossa Coari que presta um péssimo serviço sanitário deve ser a campeã dos coliformes fecais.
Não adianta fazer postos e mais postos de saúde super-faturados se não cuidar da água. Melhor seguir o conselho dos alemães, tomar só cerveja!