Coaripolis

sábado, abril 02, 2005

O Amor sempre existirá
Quarta-feira, meu último dia na Província de Pisa, região da Toscana. Aproveitei para passar o dia na Capital Toscana, Florença (Firenze). Firenze é uma das mais belas cidades da Itália, considerada a capital da Arte. Lá nasceram grandes artistas, dando destaque especial para Michelangelo. Atualmente a menina dos olhos da cidade é a escritora Oriana Falacci, uma das minhas prediletas.
A cidade inteira é arte pura. Com uma arquitetura medieval, casas, palácios, estátuas, museus, capelas, igrejas, catedrais e praças. Gente aos milhares, o dia era de sol, portanto, muito propício para passear pela cidade. Dos locais histórico os que mais gosto, são: a casa de Dante, o poeta que escreveu a Divina Comédia para manifestar o seu amor pela sua amada. Pagou o preço do preconceito por se apaixonar por uma mulher casada. E o segundo lugar é a "chiesa di S. Margherita", ou Igreja de Santa Margarida do cegos ou dos pobres, ou ainda "Chiesa de Dante", Construída em 1032.
Sempre que fui lá havia uma música clássica romântica e uma luz em penúmbria. E me extasio admirando um quadro, onde estão pintados Dante e Beatriz diante da Igreja. Ele com rosto melancôlico, sofrido, abatido, e ela linda; os olhares se encontrando. Mais adiante, sempre do lado esquerdo, está o túmulo de Beatriz, me sento e fico a imaginar essa grande paixão, esse grande amor. Na pedra lapidar uma rosa jazia solitária; quem sabe deixada ali por alguém que se encontra na mesma situação do poeta.
A Igreja de Santa Margarida é visitada por poucas pessoas, aliás, visitada somente por quem acredita na 'força do amor'. Pois, só amor é capaz de criar algo novo, grande, e assim nasceu uma grande obra literária para a humanidade, "A Divina Comédia". Assim, nasceu a "Língua Italina".
E não esqueçam de passar lá na Blogosfera e deixar seu voto no Coaripolis. Não importa se você votou outros dias. Se pode votar uma vez por dia.