Coaripolis

domingo, maio 01, 2005

...Somente Circo
Na Roma antiga dos imperadores, nem tudo foram somente flores; alguns terminaram assumindo o poder como ditadores. Outros ainda sufocaram o povo com pesadas cargas de impostos, sugando até não mais poder a vida dos seus súditos. Num determinado momento o povo começou a não agüentar mais a situação, lentamente as manifestações de indignações foram nascendo. A fome gerada pela força bruta era gritante. Foi então que a assessoria do imperador teve a idéia para aplacar a fúria da miséria; vamos dar a essa gente pão e circo.
O pão era distribuído para todos com a finalidade de matar a fome do povo e os espetáculos para saciar a alma e espantar qualquer forma organizada de manifestações. Tudo isso para dizer que o imperador era bom. Os impostos eram pesados, a corrupção e a orgia imperava. No Coliseu a massa comparecia em peso, na arena os gladiadores lutavam entre si e contra animais devoradores, muitos morriam, mas, o importante era o show, o circo e a barriga cheia de pão.
Hoje Coari imita a Roma dos imperadores, mesmo não tendo imperador. O desemprego que gera fome e todo tipo de misérias, inclusive a violência, impera. A Petrobrás repassando os royalties e o povo faminto, sem casa, bebendo água com coliformes fecais. As manifestações são reprimidas com balas e bombas de gás lacrimogêneo, na maior ação violenta já acontecida na cidade, cruel e impiedosa, denunciada nas estruturas do governo federal (Coari na Câmara dos deputados). Os heróis, os novos gladiadores não são mandados a arena para ser comido pelos animais, mas, as prisões, onde mofam vendo o sol nascer quadrado.
Visto que não temos o pão dos imperadores, temos o "circo", não nas arenas do Coliseu com toda sua beleza, mas, temos no Centro de Eventos. Não temos o espetáculo dos gladiadores e dos animais famintos, mas, temos o "Tchan", temos o show, temos o circo. Com certeza teremos uma massa presente, anestesiados com a presença de um grupo feito pela mídia e pela cultura das gravadoras que produzem "dinheiro", venha de onde vier.
Para frente Coari, hoje tu és a Roma dos imperadores, mesmo que não tenhas o "pão", mas, tem o "circo".