Coaripolis

sexta-feira, maio 27, 2005

Chegando na rodoviária central de Lisboa, para esticar as pernas, fui curiosiar e logo encontrei uma banca de revistas, um dos meus locais para gastar o tempo, tinha aproximadamente uns 40 minutos até a hora da partida do ônibus.
Estavam expostas várias revistas do Brasil, na sua maioria de moda. Comprei a “Veja” e a “Super Interessante”, uma versão portuguesa.
Valeu ter comprado a Veja, foi minha companheira de viagem até Fátima.
Na sessão Radar
Justiça
Ação Bilionária
Chegou ao STJ uma ação de indenização bilionária contra a Petrobras, capaz de preocupar até a maior empresa brasileira. A ação remonta à privatização da Petroquisa, subsidiária estatal. Um acionista minoritário questionou o valor da venda da subsidiária, num processo que se arrasta há treze anos. Se perder, a Petrobras desembolsará 2,4 bilhões de dólares. Mais impressionante: ainda terá de pagar ao escritório de advocacia Lobo & Ibeas, que representa o minoritário, quase 700 milhões de dólares em honorários.

Com certeza se perde não pagará tudo isso. A empresa atualmente está no auge de suas pesquisas e de seus lucros, como veremos mais adiante. Mais é um sinal de que ela não é tão transparente como aparenta ser.

Na Sessão sobe e desce, entra nos dois lados:
Sobe
A Petrobras produziu pela primeira vez o mesmo volume de petróleo que o país consome: 1,8 milhão de barris por dia.
Desce
A Bolívia nacionalizou o setor de gás e petróleo e aumentou os impostos, afetando a Petrobras, a maior investidora daquele país.

Nós coarienses devemos está atentos a todos os acontecimentos com a Petrobras, a mola propulsora da economia do município. Uma gripe da empresa em qualquer lugar do planeta, pode significar uma pneumonia em Coari!