Coaripolis

sexta-feira, maio 27, 2005

Descobrimento
Terça-feira, dia 24 de maio, às 11:00h sai do colégio Pio Brasileiro em direção ao aeroporto internacional. Às 13:15 o avião decolou com destino a Lisboa. Chegamos em Portugal às 15:30 horário local, sendo uma hora de diferença em relação a Roma, agora estou uma hora mais perto do Brasil. No aeroporto peguei o ônibus até uma estação de metrô e de lá para a estação central de ônibus, onde embarquei para Fátima.
O vôo foi tranquilo e tudo ainda era em italiano, estava numa companhia italiana, a Alitalia. Descendo no aeroporto encontrei uma Lisboa quente e uma nova língua, o português mãe do nosso português, digo isso pela diferença que existe nos dois modos de falar a mesma língua. Muito me impressiona o português aqui, as vezes tenho a impressão que é uma outra língua.
Nos caminhos de que fiz de ônibus duas frases me chamaram a atenção. A primeira ainda no ônibus do aeroporto e dizia: "Viva a libertação dos dos escravos", escrita desse jeito que está aí. A segundo no caminho que me trouxe até Fátima, porém, ainda dentro de Lisboa, era uma placa de rua: "Rua Men de Sá", Governador do Brasil. Também vi pelo caminho muitos nomes que usamos no Brasil.
Está sendo interessante essa experiência de está na terra dos que "colonizaram" nosso país. Como eles pude dizer da janela do avião: "nova terra - novo mundo", descobri Portugal!