Coaripolis

sexta-feira, maio 20, 2005

Infância Perdida
Era domingo estava em casa meio sem fazer nada, quando o telefone tocou, um grupo de amigos me convidando para ir ao arraial de Sant'Ana. Julho em Coari é assim, novena e arraial da padroeira. E eu, ali de férias, meio sem fazer nada, disse: não tem outra opção? Veio uma nova proposta: praça do Itamarati; vamos lá.
Cheguei primeiro que o grupo. A praça quasse vazia, sentei em um dos lanches (bar), pedi uma cerveja e fui bebendo devagar. O moço do bar, sem ter o que fazer, veio chegando, sentou sem pedir liçença. Perguntou se eu era novo na cidade, respondi que sim. Ficou querendo puxar assunto, fiquei na minha. Tendo passado alguns minutos, apontando para uma casa disse:
- aquela é a "casa das sete mulheres"
perguntei
- e o que isso significa?
- ali tem uma meninas... se quiser chamo uma para você?
Querendo explodir de rir, não disse que sim, nem que não. O coitado ficou meio sem jeito percebendo que tinha me desconcertado!
O silêncio continuou... passados alguns minutos, chegou minha turma.
* * * * *
Num outro dia, fim de tarde, peguei minha máquina fotográfica e fui lá para praça central. Sentei perto da "casa de material de construção do Said", minha intenção era fazer fotos do fim de tarde no lago. A paisagem estava linda, o lago exibindo beleza.
Abri a bolsa onde estava a máquina e comecei a fotografar. Logo chegaram duas meninas de mais ou menos 12 ou 13 anos, vieram para meu lado pensando que fosse turista, uma vez que estava com aquele tipo de material e ser novo por ali.
A conversa delas era clara, direta, queriam se vender, e barato. Tive pena, que outro sentimento poderia ter?
* * * * *
Agora leio uma notícia sobre prostituição, prostituição infantil no Brasil. Essas cenas coarienses vieram como um filme...
O problema atinge principalmente municípios pobres e pequenos. De acordo com o estudo da UnB, 74% dos municípios que aparecem na lista registram a prática do crime têm população entre 5 mil e 100 mil habitantes.
Dos 930 municípios brasileiros incluídos na lista, mais de um terço (31,8%) fica na região Nordeste, a mais pobre do país. Em seguida, vem a região Sudeste 25,7%, o Sul com 17,3%, Centro Oeste, 13,6%, e o Norte onde estão 11,6% dos municípios.
Leia+