Coaripolis

quinta-feira, maio 05, 2005

Para não dizer que não falei das flores

O município de Coari está investindo na agroindústria e diversificação da produção rural para superar os danos causados pelo fungo sigatoka negra, que dizimou as plantações de banana na segunda metade dos anos 90, e praticamente extinguiu as atividades do setor no município, ancorado até então na monocultura.
Além de visar a iniciativa privada, a produção das commodities, com destaque para o milho, mandioca, cana-de-açúcar e cacau, o município conta com parcerias para a comercialização do excedente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Agência de Agronegócios do Amazonas (Agroamazon). Para transferência de tecnologia conta com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Seplac).
O carro-chefe do programa é a produção de grãos, em especial o milho, que mereceu o investimento de R$ 3 milhões para prover os produtores rurais de tratores, implementos, debulhadores, secadores e sementes. O objetivo é ocupar o mercado aberto pela demanda de ração por parte dos produtores de avicultura de postura instalados em Manaus, calculado pela administração municipal em 50 mil toneladas/dia.
A implementação do projeto, oficializado no último domingo, e previsto para deslanchar ainda neste mês, vai gerar ocupação para as 3.000 pessoas que vivem nas 20 comunidades rurais do município.
A produção de farinha de mandioca também faz parte das ações da administração municipal, que para isso investiu R$ 60 mil na construção de uma unidade para beneficiamento do alimento, com capacidade de produzir uma tonelada por dia e processar cinco toneladas de raiz no mesmo espaço de tempo.
Localizada na comunidade do Saubinha, no km 15 da estrada Coari/Itapeuá e inaugurado oficialmente também no 1º de maio, o empreendimento dispõe de 60 hectares para plantio, mas a meta da secretaria é chegar a 88 hectares.
A produção de farinha vai gerar 180 empregos diretos e 360 indiretos no primeiro ano de atividade em 2005.