Coaripolis

quinta-feira, maio 12, 2005

Rica Manaus... Pobre Manaus!

Uma situação um tanto injusta. Enquanto Manaus é considerada a quarta cidade mais rica do país, de acordo com dados divulgados esta semana pelo IBGE, a realidade da maior parte da população é a pobreza.
A miséria está por todos os lados, mas principalmente no bairro Puraquequara, apontado como o mais pobre da capital do Amazonas.
O contraste social é visível. De um lado belas casas, com vista para o encontro das águas. Do outro casebres, onde os moradores mal têm um colchão ou uma rede para o descanso.
As crianças encontradas pela reportagem, mesmo tão pequenas mostram no olhar a condição de quem vive em situação de extrema pobreza. Uma pesquisa do IBGE apontou o Puraquequara como o bairro consolidado mais pobre de Manaus. A renda média mensal das famílias é de R$ 284, uma realidade difícil de se compreender, já que a capital do Amazonas foi considerada a quarta mais rica do país ou com o maior produto interno bruto.
É fácil observar que apesar da riqueza, a má distribuição de renda em Manaus revela um grave problema social. Um cenário onde os pobres ficam cada vez mais pobres.
Rica Coari... Pobre Coari...
A mesma coisa acontece em Coari. Enquanto o Fotolog Turma de Coari reproduz uma reportagem do Jornal Acritica dizendo que Coari é o município mais rico do país o Deputado Risonildo Almeida (PSL) não entende o porque de tanta pobreza!