Coaripolis

sábado, junho 11, 2005

Alguma coisa não anda bem 2

Gás de cozinha é mais caro em Manaus do que no Pará e imaginem em Coari!
Nos últimos seis meses, os consumidores de Manaus vêm pagando mais pela botija de gás de cozinha (GLP) do que os de Belém (PA). Como o gás que abastece a capital paraense sai da Refinaria de Manaus, a situação motivou uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado (ALE), ontem, para debater o assunto.
Em Belém, o preço médio da botija de gás de 13 quilos, é R$ 28,71 e, em Manaus, esse preço médio é de R$ 29,97, segundo informações constantes no site da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Um dos fatores que explicaria a diferença de preços entre as duas capitais, seria a diferença na base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) adotada no Amazonas e no Pará, embora as alíquotas aplicadas nos dois Estados sejam idênticas (17%). O argumento foi defendido pelo diretor-presidente da Fogás, Jaime Benchimol.
O empresário salientou que, nos últimos quatro anos, o Amazonas adotou preços menores do que os do Pará. "Essa realidade mudou apenas nos últimos seis meses", observou.
A audiência pública foi proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT-AM), presidente da Comissão de Mineração, Óleo e Gás da Assembléia Legislativa do Estado.
Ps. Se o gás sai de Coari para ser colocado na botija em Manaus e depois volta para Coari mais caro de que em Belém que está milhas e milhas distante do poço de onde ele foi tirado e ainda é mais barato por lá. Alguma coisa deve está errada!
Obs. Este post está ligado ao post abaixo.