Coaripolis

quinta-feira, agosto 25, 2005

Os monstros que criamos
Os coarienses assistiram ontem a notícia de que um jovem colocou fogo numa criança. A notícia de fato foi impactante, podemos dizer: como uma pessoa pode colocar fogo numa outra pessoa, ainda mais numa criança! E todos estão a favor de quê o culpado pague pelo seu erro.
Fiquei pensando no modo que a notícia foi mostrada a população, muito parecido com alguns programas de televisão (Cidade Alerta em São Paulo e os programas dos "Irmãos Souza" e do "Sabino Castelo Branco" em Manaus), de um modo dramático; onde os culpados são sempre qualificados nas piores categorias humanas, no nosso caso a qualificação foi "monstro".
Vivemos num mundo violento, cada dia acontece crimes bárbaros. Como já disse acima o culpado deve ser punido. O que não podemos esquecer é que as pessoas mesmo errando, continuam seres humanos. O pior de tudo é que geralmente somente os pobres são classificados disso ou daquilo.
Esse modo gera dentro da pessoa qualificada angústias, medos, revoltas; criando um clima interior que favorece a violência e que dificilmente deixa espaço para uma reabilitação social. Mais trabalho para a Secretaria de Ação Social do município.