Coaripolis

terça-feira, setembro 13, 2005


Bairro dos tocos
A experiência de morar no bairro de Aparecida é incrível, principalmente na terça-feira e para quem mora quase no cruzamento da Alexandre Amorim com a Coronel Salgado,mais ainda. Num raio de uns duzentos metros, hoje, a vida é borbulhante.
Na Coronel Salgado tem a famosa feira ambulante, vende de tudo um pouco para a vida-do-dia de uma casa, as donas de casa do bairro e de outras áreas da cidade aproveitam para abastecerem, fazerem o rancho semanal.
Subindo a Alexandre Amorim, no sentido bairro - centro, temos a Igreja de N. S. Aparecida, onde na terça-feira, acontecem as famosas novenas de N. S. P. Socorro que é participada por gente de toda Manaus. As novenas começam as seis da manhã e vão até a noite.
Mais para frente, mais para o centro, uma banca de coisas do mundo amazônico, folhas, cipós, sementes, raízes, xereca de botas, olhos de botos e uma placa: faz-se garrafadas por encomenda.
Continuando subindo a rua, não é uma grande ladeira, mas, uma leve inclinação; uma Igreja da Assembléia de Deus.
Junte tudo isso e aí veja o resultado: um fomigueiro humano que vão a Igreja, fazem a feira e ainda levam suas garrafadas. Coisas próprias do manaura, caboclo até a medula!