Coaripolis

sexta-feira, setembro 09, 2005

Veja só onde chegamos, mesmo morando na maior reserva de água doce do planeta, nos lares manauras essa águ não chega... é uma vergonha!
Bombeiros socorrem população sem água
Não é só nas operações de combate a incêndios, resgate nas selvas e acidentes ambientais que atua o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. A corporação vem tentando contornar também o problema da falta d'água em algumas localidades onde o abastecimento está sendo feito de maneira irregular, encaminhando algumas das suas poucas viaturas de combate a incêndio para distribuição de água.
"Trata-se de uma das várias ações sociais desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros, sem qualquer ônus para a população, nem para a empresa concessionária", afirma o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Franz Alcântara. Segundo ele, a ação é feita de modo a atender apenas situações emergenciais.
Alcântara explica que a água fornecida pelas viaturas do Corpo de Bombeiros não é potável. "O problema é que não temos carros-pipa, com tanques de alumínio e desinfetados, como devem ser os veículos que fazem esse tipo de transporte", explica. O coronel lembra que já tentou estabelecer uma parceria com a concessionária responsável pelo serviço, a Águas do Amazonas, no sentido de prestar esse serviço de forma sistemática à população. "Já solicitei através de ofício a doação de dois carros-pipas para o presidente da Água do Amazonas a fim de atender a demanda quando ocorressem faltas d'água na cidade. O pedido foi indeferido e não voltei a pedir". Até hoje, a corporação não obteve resposta.
O comandante explica que o Corpo de Bombeiros recebe vários chamados de moradores por conta do desabastecimento. De acordo com a Águas do Amazonas, a empresa possui dois carros-pipas que são utilizados apenas nos casos extremos, de grandes paradas de fornecimento, como a que ocorreu no último dia 31 de agosto. A assessoria de imprensa informa que a empresa mantém apenas um acordo com o Corpo de Bombeiros que permite à corporação utilizar uma de suas áreas operacionais - no distrito do Zumbi (Zona Leste)- funcionando como posto avançado.