Coaripolis

sexta-feira, setembro 30, 2005

Franceses conhecem oportunidades de negócios na Amazônia
O Seminário sobre oportunidades de negócios na Amazônia, realizado na última quinta-feira (29), na Escola Superior de Comércio de Toulon, atraiu os olhares dos investidores franceses para os produtos da Zona Franca de Manaus.
O presidente da Câmara de Comércio e da Indústria da Região de du Var, Jacques Bianchi, manifestou interesse em promover um convênio entre Fucapi e a Escola Superior de Comércio de Toulon, para intercâmbio entre os alunos de design. O projeto Design Tropical desenvolvido pela Fucapi utiliza resíduos da floresta para fabricação de móveis, objetos de decoração e jóias.
De acordo com o conselheiro da região de Provence-Alpes-Côte DÁzur (PACA), Laroussi Ouestali, são boas as chances de serem desenvolvidas parcerias com empresas de Manaus, considerando que há um grande potencial para ser explorado. Ouestali adiantou que o Amazonas está no caminho certo mostrando sua preocupação com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável da região.
“É importante saber que o Brasil é mais do que São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As apresentações durante o seminário despertaram a vontade de conhecer a Região Amazônica”, destacou Ouestali.
A superintendente da Suframa, Flávia Skrobot Grosso, mostrou-se satisfeita com o resultado da iniciativa. Ela também aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a visitarem a III Feira Internacional da Amazônia, que ocorrerá em Manaus, de 30 de agosto a 2 de setembro de 2006.
Palestras e Exposições
O Seminário contou com a presença de um público formado por representantes de Câmaras de Comércio e Indústria da região de Provença-Alpes e Cote d’Azur, Nice e Var, consultores na área de comércio exterior, empresários do setor de cosméticos, agências de viagem, empresas privadas do pólo tecnológico de Marseille e Toulon, e estudantes de design.
O evento incluiu palestras da superintendente da Suframa, Flávia Grosso, do diretor do Departamento de Políticas Industriais e Comerciais da Secretaria de Planejamento do Estado do Amazonas, Gilmar de Oliveira Freitas, e da presidente da Amazonastur, Oreni Campelo Braga, além da exposição de três casos de sucesso de empresas instaladas na ZFM, relatados pela empresa francesa Essilor - fabricante de lentes oftálmicas, Agrorisa - exportadora de guaraná em pó e outros produtos regionais, e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica.
A programação foi organizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em parceria com o governo do Estado do Amazonas, por conta da realização do ano do Brasil na França.