Coaripolis

segunda-feira, outubro 10, 2005

Seca
Se para quem mora no Amazonas é difícil entender o que está se passando por aqui, para quem não mora é mais difícil ainda. As grandes distâncias do nosso mundo já tornam tanto o acesso as cidades como a comunicação difícil, com pouca água para ir até os municípios as dificuldades se multiplicam.
Tudo fica mais longe e com isso as coisas ficam mais cara, uma vez que quase todos os gêneros de sobrevivência são transportados por via fluvial. Abaixo um texto do Acritica:
Alerta em mais 15 cidades
O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Franz Alcântara, também comandante do Corpo de Bombeiros, faz, hoje, um relato ao governador Eduardo Braga sobre a situação dos Municípios do interior do Amazonas que sofrem com a vazante dos rios.
Dependendo do que ficar acertado, ainda hoje a corporação enviará o carro ATP (alto transporte de pessoal) com água potável e alimentos e duas motocicletas tipo motocross para socorrer a população rural de Manaquiri (a 65 quilômetros de Manaus). Além das cinco cidades em estado de emergência, há outras 15 em alerta e prestes a ter seus decretos de emergência efetivados, segundo Alcântara.
Ontem, uma equipe da Defesa Civil sobrevoou os Municípios de Anori e Atalaia do Norte (a 195 quilômetros e a 1.138 quilômetros de Manaus, respectivamente). Na quinta-feira passada, Manaquiri e Caapiranga (a 145 quilômetros de Manaus) foram visitados para o reconhecimento do estado de emergência. A situação é grave nas duas cidades, com mortandade de peixes e populações rurais ilhadas.
Esta semana serão montados núcleos da Defesa Civil nas localidades para compartilhar ações com as prefeituras locais. Serão perfurados poços em busca de água potável e também distribuído hipoclorito de sódio para potabilizar a água de cacimbas, que estão sendo utilizadas pela população em decorrência do desaparecimento dos cursos d'água. A paisagem interiorana ganhará a presença de motocicletas que trafegarão nos leitos de rios e igarapés (agora secos), onde antes a população viajava de motor de popa.
A Defesa Civil programa também, para esta semana, um contato com as forças armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - para que disponibilizem helicópteros para levar ajuda aos municípios. Alcântara diz também que hoje entrará em contato com os prefeitos das cidades situadas nas cabeceiras dos rios Negro e Solimões para confirmar uma informação de que choveu, no final de semana, nessas localidades, o que seria “uma boa notícia”, segundo ele. Mas a previsão é de que a vazante prossiga até o final deste mês, como ocorre todos os anos.