Coaripolis

sexta-feira, outubro 07, 2005

Polícia apreende nove filhotes de papagaio em Abreulândia
Nove filhotes de papagaio e um de curica - mesma família da espécie - foram apreendidos, na última quarta-feira (06), próximo ao município de Abreulândia, a 173 quilômetros da Capital. As aves estavam de posse do lavrador Israel Nogueira Ferraz, de 38 anos, que foi autuado pela Polícia Civil no momento em que transportava os filhotes para aquela cidade. Israel contou que comprou os animais do também lavrador Nilton Silvânio da Silveira, 39, por R$ 10,00 cada.
Os dois acusados foram encaminhados ao 1º Distrito Policial da Capital, onde foram ouvidos e indiciados criminalmente por tráfico de animais. O trabalhador que comprou os filhotes disse que eles seriam presentes para seus familiares no Pará. De acordo com Silvânio, ele encontrou os animais no tronco de um Buriti - espécie de palmeira nativa do cerrado - caído no chão.
A Polícia Civil disse que as aves foram alimentadas e passaram por um atendimento veterinário, sendo que, no final da tarde desta quinta-feira (06), seriam encaminhadas para o núcleo Terraquarium do Centro Universitário Luterano de Palmas ou à fazenda Rêgo Barros, em Porto Nacional.
A delegada do Meio Ambiente e Urbanismo, Mariana Azevedo Barreto, afirmou que os seis volumes do relatório nacional do inquérito de Tráfico de Animais e Plantas Silvestres da Fauna Brasileira mostram que que Abreulândia está na lista da rota do tráfico de animais silvestres em Tocantins.