Coaripolis

segunda-feira, novembro 28, 2005

Coari no A critica
O Jornal A critica de hoje (28.11) traz uma entrevista com João Luiz Lessa, 32 anos, formado em Administração e Secretário Municipal de Economia, Finanças e Planejamento do município de Coari.
A entrevista começa dizendo na introdução: “Apesar de ter um dos maiores PIBs entre os municípios brasileiros, a infra-estrutura de Coari ainda não reflete toda a pujança da arrecadação, inchada com o pagamento de royalties provenientes da exploração de petróleo”.
Não quero me meter na sua entrevista, só transcrever “quase ao pé de suas palavras o que falou”. Aqui vamos:
* A arrecadação mensal dos royalties varia entre R$ 3,5 milhões a R$ 4 milhões. Ela varia de acordo com a produção de petróleo, com o preço internacional do barril e uma série de outros fatores. Os royalties representam 50% da receita municipal.
* Quando se fala em Coari, se diz que o município tem muitos recursos. Nós temos, de fato, recursos, mas também temos programas sociais. São mais de trintas programas.
* Nosso desafio é atrair empresas que venham para cá e gerem emprego.
Não quero fazer nenhuma análise da fala do secretário, cada um faça a sua. Só gostaria de saber de onde vêm a energia para essas empresas?
Nem os domicílios conseguem ter energia todos os dia!
O resto é com vocês!!!