Coaripolis

quarta-feira, novembro 23, 2005

Rede nacional de supermercados compra cota de pirarucu do Amazonas
Produtores da reserva de Mamirauá e de Fonte Boa serão beneficiados com o acordo que está sendo realizado entre o governo do Amazonas e o grupo Pão de Açúcar para a compra mensal de mais de 10 mil quilos de pirarucu manejado do Estado.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Vírgilio Viana, a rede de supermercados irá comercializar os peixes em todo o País com uma significativa elevação de preço, possibilitando um maior percentual de ganho para os criadores.
“Elevaremos em 80% o preço desse peixe. A compra da espécie pela rede irá aquecer a renda dos trabalhadores da pesca dessa comunidade”, assegurou.
Quanto aos valores para aquisição do piracuru, o secretário informou que só irá falar sobre esse assunto após a oficialização do convênio, a ser firmado até o final deste mês.
Demanda
A venda de pirarucu ao Pão de Açúcar irá amenizar os prejuízos sofridos pelos produtores com a falta de investimentos estaduais numa política de incentivo à exportação desse pescado, que há mais de dez anos tem despertado o interesse do mercado externo.
No ano passado, diversos compradores da Espanha e Argentina chegaram a solicitar do comércio amazonense 500 toneladas de pirarucu por semana, sem contudo terem sido atendidos pelo fato da produtividade cumulativa estadual ainda ser muito baixa, se comparada à necessidade dos mercados internacionais.