Coaripolis

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Escuridão
No começo era só a escuridão e Deus criou a luz. A luz criada por Deus, era o sol. Brilhante na sua magestade, iluminava a terra. A bíblia esqueceu de dizer que a terra gira, tanto em torno de si mesma, como em torno do sol. E fazendo seu movimento giratório uma de suas metades fica virada para o sol, enquanto a outra fica sem receber a luz do astro rei. Acontecendo que essa metade fica de novo na escuridão. Em se tratando de luz, chegamos a conclusão que Deus não resolveu o problema da terra por completo, deixando uma de suas metades sempre no escuro.
Desde o começo da nossa habitação na terra, a escuridão, esse lado negro do dia nos incomodoa e no decorrer da história da humanidade fomos inventando modos e trecos que nos garantem a luz, a claridade.
As engenhocas inventadas para produzir luz, claridade; despertaram em nós o desejo de poder controlar a luz, de modo especial, o tempo. E a capacidade de manipulação da eletricidade, invenção que faltava para termos o controle de todos os elementos na produção da luz, foi a invenção que nos deu a satisfação que controlamos não só tempo, como também a luz. Junto com o poder de manipularmos a energia, criando máquinas para essa finalidade, fomos criando outras máquinas dela dependendte.
Hoje basta apertar um botão para termos a luz. Apetarmos o botão e nos sentimos como o Criador, "que haja luz", e a luz existiu. Estamos tão mal acostumdos a este gesto que nem sabemos de onde vem a energia para que a luz fique acesa. Este hábito começa a mudar em Coari, são várias as horas do dia ou da noite que não temos energia elétrica, portanto, não temos luz, voltamos a escuridão, voltamos para os velhos tempos.
Talvez alguém se lembre que entre tantas promessas que foram feitas ainda na construção do primeiro gasoduto: Urucu - Coari, uma delas é que as máquinas produtoras de energia de Coari seriam movidas a gás, do gás do Urucu e que a energia seria muito barata para os coarienses. Os anos se passaram e isso não aconteceu, a energia não ficou mais barata, pelo contrário, ficou foi mais cara.
Apesar de estarmos com todo gás, estamos também na Escuridão...