Coaripolis

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Mostra dos Municípios do Amazonas mostra riquezas do Estado
Danças, exposições e degustações de comidas típicas foram algumas das atrações da Mostra dos Municípios do Amazonas, que aconteceu ontem (14), na Escola Municipal Presidente João Goulart, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte. O objetivo foi reunir a comunidade escolar e mostrar a grandiosidade de riquezas do estado do Amazonas.
Entre os municípios que fizeram parte da feira destacaram-se Barcelos, Carauari, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Fonte Boa, Itacoatiara, Jutaí, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e São Gabriel da Cachoeira.
De acordo com o diretor da escola, Sales de Oliveira, a atividade ampliou os horizontes dos alunos, através de pesquisas e viagens a lugares que nunca antes foram visitados por eles. "A feira oportuniza aos alunos descobrirem as grandiosidades culturais e econômicas que fazem parte do estado em que vivem. Eles viajam no imaginário e fazem muitas descobertas, passando a valorizar mais o estado em que vivem", destacou o diretor.

Comidas típicas

Além dos painéis e estandes, a programação incluiu a Ciranda Flor Matizada, Ritual do Boi Garantido, Danças Country, apresentação dos grupos de dança Peixe Ornamental e Cacau, além das lendas da Mandioca e do Pirarucu. A mostra contou ainda com degustação de comidas típicas dos municípios envolvidos.
A professora Suely Gomes, que coordenou o grupo de trabalho sobre o Careiro da Várzea, elogiou a participação dos alunos. O trabalho foi feito por meio de pesquisas na Internet, consultas a moradores de Manaus que nasceram no município e uma viagem à cidade. "Os alunos ficaram empolgados com o trabalho, pois além de descobrirem várias riquezas do nosso estado foram contemplados com uma viagem ao município no qual realizaram a pesquisa", disse Suely Gomes.
Os municípios amazonenses foram escolhidos para fazer parte do evento a partir de estudos realizados em sala de aula e pesquisas interdisciplinares sobre economia, localização geográfica, história do município e dados sobre o turismo local.