Coaripolis

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Rio Amazonas é o maior do mundo
A disputa dos rios Amazonas e Nilo, no Egito, pelo posto de maior do mundo ganhou um novo elemento: as conclusões do Projeto PanAmazônia, desenvolvido por cinco pesquisadores da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com imagens de satélites da Nasa, eles desenvolveram uma metodologia universal de medição do comprimento do leito de rios.
"Medimos o Nilo e o Amazonas. Ainda há análises finais a serem feitas. Mas podemos afirmar que o primeiro é cerca de 40 a 50 quilômetros maior que o segundo", disse o geólogo Paulo Martini. "Não queremos causar polêmica com ninguém, apenas ajudar a descobrir novas verdades do mundo". Nos livros didáticos, crianças e jovens aprendem que o rio Nilo, na África, é o mais comprido da terra, com 6.670 quilômetros.
Pela medição do Inpe, ele teria aproximadamente 6.610 quilômetros. A metodologia desenvolvida pelos pesquisadores considera que o leito do rio começa no seu tributário mais distante, não no mais volumoso. Assim, o Amazonas nasceria no rio Ucayalli, que por sua vez vem da fonte Apurimac e não no rio Marañon, como ficou estabelecido pela literatura especializada.
A medição dos rios Nilo e Amazonas vem sendo realizada há seis meses, com recursos do próprio Inpe e do Banco da Amazônia. Pelos dados oficiais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rio Amazonas tem 6.570 quilômetros. Pela pesquisa do Inpe, dependendo de quais desvios do rio sejam considerados como leito principal, ele teria 6.627 ou 6.992 quilômetros de extensão.