Coaripolis

domingo, fevereiro 05, 2006

Uma Nova Coari
A Coari do presente, uma nova Coari; está sendo escrita de diversos modos. Perceber e ouvir essa diversidade é que nos fará uma cidade mais rica, não só no nível econômico, mas no nível cultural (cultura aqui não está para a cultura livresca ou de escola, sim no sentido na diversidade de expressões de ser).
Porém o desafio de sentir a cidade respirar por todos os seus poros, não é simples e nem fácil. O pior de tudo, não aparece ou não são claras as medidas que nos conduziriam a esse processo. Apesar disso, as pessoas seguem seus ritmos de vida de qualquer jeito ou melhor, do jeito que a vida permita que as histórias sejam construídas, trançadas; todos querem viver, sobreviver.
A cara que mais pintada sobre esse quadro é um bairro novo que se chama Ciganopolis, só aquela vida ali já daria um blog. Um bairro nascendo sem nenhuma estrutura, sem água, luz, enfim, com suas vísceras expostas. Sem contar a depredação na natureza. Não há nada que ajude os pobres moradores a construir um espaço de vida que de fato seja um espaço digno para construir ali a vida.