Coaripolis

segunda-feira, março 13, 2006

Atrás de dinheiro para Campanha Eleitoral... Vale tudo!
Exploração da silvinita vai gerar cerca de 20 mil empregos
O estado do Amazonas está se preparando para beneficiar a silvinita existente no município de Nova Olinda do Norte (a 138 quilômetros de Manaus), de modo que o bem não seja exportado in natura e o beneficiamento gere emprego e renda.
Durante entrevista coletiva realizada no último dia 11, o governador Eduardo Braga informou que a partir do dia 7 de abril a Petrobras inicia o processo de seleção da empresa que fará a exploração da silvinita, por meio de edital e licitação, e o resultado será divulgado em novembro do ano que vem. “Diferente do vizinho estado do Pará, que exporta minério in natura, nós vamos montar uma cadeia de beneficiamento e, com isso, agregar valor e gerar emprego e renda no Amazonas”, afirmou.
O governador observou que o cloreto de potássio poderá ser utilizado em larga escala no Pólo Industrial de Manaus (PIM), no desenvolvimento da indústria e na agricultura local.
Ele estima que na exploração poderão ser gerados cerca de 20 mil empregos.
Além de Nova Olinda do Norte, a exploração da silvinita irá beneficiar outros municípios como Autazes, Borba, Silves e Itacoatiara.Atualmente, o Brasil importa 85% do produto que consome para a produção de potássio, o que equivale a US$ 1,2 bilhão. A reserva de silvinita do Amazonas está estimada em US$ 170 bilhões e tem potencial de exploração para os próximos 100 anos.