Gás e Comunidades rurais de Coari
Nesta quarta-feira (08), a Câmara Municipal de Coari, através de sessão ordinária, recebeu os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SDS, Petrobrás, Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM) e Agencia de Floresta do Amazonas (AFLORAM) acompanhado pelo secretario municipal Jurandy Aires, como parte das atribuições da Secretaria da Industria do Gás e Petróleo – SEMIGEP.
Na quinta-feira, os técnicos participaram de um programa de radio, através do qual os ouvintes da Nova Coari FM escutaram atentamente as informações apresentadas sobre as compensações. Após a entrevista, a equipe se dirigiu ao colégio estadual N.S.P. Socorro (auditório D. Jackson), onde, líderes comunitários, líderes de bairros e representantes de outros seguimentos puderam participar e tirar as dúvidas.
Participei desse encontro acontecido no "Colégio", vi que os outros participantes estavam praticamente todos ligados a atual administração municipal, portanto, tinham na boca um "abil verde"; um ou outro se manifestou criticamente.
Em agosto de 2004 participei de um seminário sobre o Gasoduto Coari-Manaus e essa turma que esteve aqui em Coari mais o Secretário Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável estavam presentes. Minha crítica foi a mesma que fiz naquela ocasião: eles estão traballhando am ações que demonstram o falimento do executivo. são 42 milhões para tirar registros de nascimento, carteira de identidade, cpf, casamentos civis, atendimento médico, odontolóligo, cursinhos e outras coisas próprias das obrigações do administrador municipal. insisto nessa crítica, não precisamos desse dinheiro para esse tipo de serviços; Coari principalmente, tem o segundo maior orçamento do Estado.
Tive pena dos outros participantes, além de desinformados, ficaram mais calados do que papagaio de português (coruja), com medo de falarem algo que viesse a se comprometerem e assim perderem os seus cargos. Enquanto trabalharmos com esse tipo de medo, só teremos puxa-saquismo e pouca competência.