Coaripolis

quinta-feira, abril 20, 2006

Índios sofrem discriminação em Manaus
No dia em que os índios deveriam estar em festa, comemorando o seu dia, um caso lamentável aconteceu em Manaus. Três índios, depois de serem expulsos da Panificadora D-Minhóis, localizada na rua Ferreira Pena, 1188, foram ao 1º Distrito Policial (DP), localizado na Praça 14 de Janeiro, denunciar o proprietário do estabelecimento.
Sebastião Manchineri, 36, que é Assessor da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), sua esposa, Isa Maria Castro dos Santos, 40, e o ator, Júlio Fidelis Baniwa, 31, foram a Panificadora para tomar café da manhã. Quando chegaram ao local, encontraram a banca com algumas guloseimas, não vendo ninguém para atendê-los, Manchineri pegou um pedaço de bolo que estava em uma boleira e foi sentar-se.
“Eu peguei um pedaço de bolo que estava na mesa, quando percebi, o proprietário da panificadora, começou a chamar minha atenção, dizendo que eu era mau educado, que eu não poderia ter metido a mão, pois ele estava lá para nos atender”, disse, Manchineri.
Barra de ferro
Manchineri informou que Daniel estava muito alterado, e que começou a ofendê-los com palavras de baixo nível, mandando todos eles irem embora, pois quem mandava lá, era ele. Baniwa informou que Daniel chegou a pegar uma barra de ferro para agredi-los, sendo impedido por sua esposa. “Ele veio com uma barra de ferro, a esposa dele tentou evitar e foi empurrada no balcão. Não sei porque ele estava tão alterado. Ele nos ofendeu muito, dizendo que lugar de índio é na aldeia, disse que nós não temos educação”, declarou Baniwa.