Coaripolis

quarta-feira, abril 05, 2006

Vanessa Fleischfresser lança livro "Amazônia, Estado e Sociedade" em Brasília
Com o propósito de preparar um material que ajude a refletir sobre a formulação de políticas que promovam um padrão desenvolvimento que considere as necessidades do crescimento econômico e os imperativos da igualdade social e equilíbrio ambiental na Amazônia, a doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente Vanessa Fleischfresser lança hoje (5) a obra “Amazônia, Estado e Sociedade”, no restaurante Carpe Diem, em Brasília.
A obra traz dados reveladores sobre o atual “estado” da Amazônia e o “Estado” da Amazônia, que constitui parte significativa do território da nação. Assim não aborda somente o tema do meio ambiente, mas toda a política que esse assunto envolve, além de críticas e comentários.
“O crescimento econômico dos estados da Amazônia Legal não foi capaz de promover progressos nas condições de vida, trabalho e cidadania para a maioria da população. Portanto, pode-se concluir que os benefícios desse crescimento ficaram restritos a determinados segmentos sociais, os quais, por serem minoria, não chegam a alterar as estatísticas sociais”, descreve a autora.
Evolução
Este livro é um estudo sobre os estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) que possuem duas partes. A primeira contém um quadro geral sobre o processo de ocupação e analisa indicadores o Produto Interno Bruto (PIB), setores produtivos, financiamento da produção, dinâmica demográfica, IDH, escolaridade, condições de habitação, trabalho e saúde.
A autora do livro, Vanessa Fleischfresser é graduada em ciências sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFRR), tem especialização em planejamento agrícola pela UFRR, mestrado em desenvolvimento agrícola pelo Centro de Pós-Graduação em desenvolvimento Agrícola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em desenvolvimento e meio ambiente, pela UFRR.
Desde 1978 Vanessa Fleischfresser trabalha no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), particularmente nas áreas de diagnósticos social, econômico e ambiental e de formulação e avaliação de políticas públicas.