Coaripolis

quinta-feira, maio 18, 2006

Associação legaliza atividade das parteiras em Manacapuru18 de maio de 2006.
A função das parteiras, tão antiga quanto a humanidade, deixa a informalidade e passa a ser considerada atividade formal, no município de Manacapuru, 80 km de Manaus-AM. Nesta sexta-feira (19/5), na Escola Estadual José Seffair, às 8h, será criada a Associação das Parteiras Tradicionais de Manacapuru, entidade que reúne 49 mulheres.
A criação da associação faz parte do Projeto Filhos da Floresta, incluído nas ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus. O incentivo à organização das parteiras também será levado às comunidades de mais seis municípios incluídos no traçado do Gasoduto (Coari, Codajás, Anamã, Anori, Caapiranga e Iranduba).
Antes de formalizar a Associação, uma ação articulada entre a secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Secretaria de Saúde e as associaçõesde Pediatria e de Obstetrícia do Amazonas, proporcionou capacitação para as parteiras orientando sobre assistência ao parto e ao recém nascido.
Com a criação da associação e a aprovação do Estatuto, as parteiras passam a ser reconhecidas pelo Estado como profissão regulamentada e conquistam o direito de obter financiamento para investir em projetos de capacitação e compra de instrumentos de trabalho.