Coaripolis

domingo, junho 18, 2006

Consultas públicas sobre Plano Amazônia Sustentável terminam sexta
O governo federal encerra sexta-feira (23) as consultas públicas para elaboração do Plano Amazônia Sustentável (PAS). O objetivo é implementar um novo modelo de desenvolvimento, baseado na defesa do meio ambiente e na valorização da cultura popular, com ênfase no aumento de emprego e renda.
As consultas públicas serão realizadas no dia 20, na Universidade Estadual do Maranhão, em São Luis; no dia 21, na Universidade Luterana do Brasil, em Manaus; e no dia 23, na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco. Participam das reuniões representantes dos governos federal, estadual e municipal, deputados, vereadores, sindicatos, lideranças comunitárias, militares, estudantes e religiosos.
As reuniões já foram realizadas nas capitais dos demais estados que também formam a Amazônia Legal: Mato Grosso (Cuiabá), Pará (Belém), Amapá (Macapá), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista) e Tocantins (Palmas).
A Amazônia Legal cobre 5,1 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 60% do território nacional. A região abriga um terço das florestas tropicais úmidas e 20% da água doce do planeta, concentra 30% da diversidade biológica mundial e apresenta um imenso potencial genético, além de ter subsolo rico em reservas minerais. Cerca de 35% da Amazônia Legal é formada por áreas protegidas ou de destinação específica, como terras indígenas ou áreas militares.
No dia 30 deste mês, será elaborado um documento final para análise de ministros, governadores da região e o presidente da República.