Coaripolis

quinta-feira, junho 22, 2006

Estudantes protestam e Governo fica mudo
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ademar Teixeira, declarou ontem que a responsabilidade sobre o "desvio do superávit" de R$ 98 milhões, denunciado por A CRÍTICA no dia 11 de junho, é da Assembléia Legislativa do Estado (ALE). "Foram os deputados que fizeram a lei que dá essa brecha", disparou.
A declaração foi feita durante o encontro do pró-reitor com um grupo de estudantes da UEA que, no início da manhã, realizou um protesto contra o desvio de finalidade dos recursos da instituição.
Teixeira recebeu os manifestantes no prédio da Reitoria da UEA, na avenida Djalma Batista, Chapada, Zona Centro-Sul, representando o reitor, Lourenço Braga, que está no interior do Estado, de acordo com explicações dada ao grupo e à imprensa pelo pró-reitor.
Cento e cinqüenta estudantes (dados da coordenação do movimento) participaram do ato. A Polícia Militar calculou em 50 pessoas. Os deputados Eron Bezerra (PCdoB), Luiz Castro e Lino Chíxaro, ambos do PPS, também participaram do ato e da audiência com o pró-reitor.
O deputado Eron Bezerra questionou se o desvio de finalidade de verbas da UEA é mesmo um problema dos parlamentares. Ele acusou o Governo Estadual de tentar transferir a culpa do desvio do recurso para a ALE. "O Governo está fazendo um exercício de covardia", disse Eron. "Quando é para votar, o projeto é do Executivo, e quando dá problema, a culpa é do Legislativo", comentou.
Mais tarde, na tribuna da Assembléia Legislativa, o deputado repetiu a fala feita na UEA. Recordou que a lei estadual nº 3022 (Lei Ordinária de 28 de dezembro de 2005) é clara quando determina que, quando houver excesso de recurso, esse superávit (lucro resultante de um orçamento) deve socorrer o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), como consta no parágrafo único do artigo 6º desta lei. Eron disse que a ALE nunca autorizou o Governo a mexer nos recursos da Universidade.