Coaripolis

quinta-feira, junho 08, 2006

Exposição fotográfica 'Biosíntese' revela a beleza amazônica
Revelar ao público uma pequena amostra da biodiversidade amazônica. Esseé o objetivo da Exposição "Biosíntese", a ser realizada pelo fotógrafo Anselmo D' Affonsêca, a partir de 8 de junho até 06 de julho, no Paiol da Cultura, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), das 09h às 17h.
D' Affonsêca trabalha desde 1995 no Laboratórios de Mamíferos Aquáticos do Inpa, atuando como veterinário. Mas ao contrário do que muitos pensam, não foi o contato diário com a exuberante fauna da região que despertou sua veia artística. Ele fotografa desde quando morava na Bahia.
"Sempre tive vontade de fotografar animais. A primeira vez que fotografei uma espécie de sapo em casa mesmo com uma máquina normal e vi o resultado da minha ação, percebi que eu tinha um dom e comecei ler livros sobre o assunto e a comprar equipamentos profissionais", revela D' Affonsêca.
Sua experiência, retratada em painéis, folders e outros materiais institucionais do Inpa, fez surgir a idéia de expor alguns dos seus trabalhos. Além disso, na opinião do fotógrafo, o advento da amostra só tem a contribuir para o conhecimento fauna e flora para a população local. Para ele, a atuação da ferramenta "fotografia" tem se mostrado carente nessa área.
Programar o início do evento com a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente foi uma decisão estratégica. D'Affonsêca espera chamar a atenção para a discussão sobre a temática ambiental. Para ele, é o momento de aproveitar a intensa visitação de alunos de diversas escolas ao Bosque da Ciência, motivada pelas comemorações do dia Mundial e período de férias.
"É importante mostrar a beleza da biodiversidade local, pois seria uma forma de induzir as pessoas a refletir sobre o que queremos para o futuro. Como manter a vida na Terra? Sabemos que essas mudanças dramáticas no meio ambiente está se mostrando ruim para o planeta. É muita beleza sendo destruída", ratifica D' Affonsêca.