Coaripolis

quarta-feira, agosto 23, 2006

Peixes de Coari apreendidos em Manaus
Aproximadamente duas toneladas de pirarucu e ruelo de tambaqui foram apreendidas ontem por pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Aproximadamente duas toneladas de pirarucu e ruelo de tambaqui foram apreendidas ontem por pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Esta notícia foi uma das manchetes de hoje no Jornal A Crítica. Enquanto alguns se esforçam para negociar pirarucus criados em viveiro com dificuldades, outros se aproveitam das riquezas da natureza para lucrar e lucrar sendo atravessadores.
Fazer essa opção é optar para a lógica do tirar sem cuidar e como diz o ditado "pote onde só se tira água, um dia seca". Já o processo da criação em viveiros ou lagos preservados é a forma de ganhar utilizando os próprios recursos na natureza e o investimento do homem.
Até quando vamos ter que lidar com essas situações? A ação do IBAMA, sem sombra de dúvida é uma ação que inibe... mas, é pouco diante de tantas situações como essas: um verdadeiro assalto a natureza!