Coaripolis

segunda-feira, setembro 25, 2006

Município amazonense é o primeiro no mundo a testar tecnologia de internet banda larga sem fio ... um Exemplo para Coari
Parintins, no Amazonas, é a primeira cidade no mundo a ter internet a partir da combinação do uso de satélite e de uma nova tecnologia de banda larga sem fio (conhecida pela sigla WI-MAx). “As outras experiências com WI-MAx estão sendo desenvolvidas em países onde já existe rede de fibra ótica”, informou hoje (22) em entrevista à Radiobrás o gerente de Tecnologia de Operações da Embratel no Amazonas, Rômulo Luiz Lobato Rodrigues.
Três escolas municipais e uma unidade de saúde já estão com acesso à chamada internet rápida, sem uso de fios para conexão. A Fundação Bradesco capacitou 24 professores para trabalharem com os 30 computadores instalados nessas escolas, que beneficiarão cerca de 1.500 estudantes.
O Programa Telemedicina da Amazônia, coordenado pela Universidade Estadual do Amazonas em parceria com a Universidade de São Paulo, o Sistema de Proteção da Amazônia e o Conselho Federal de Medicina instalou no posto de saúde da cidade uma micro-câmera para exames médicos e uma câmera para videoconferências conectadas à internet. Essa conexão permite que especialistas dos grandes centros auxiliem à distância os médicos locais no diagnóstico e tratamento de doenças.
Leia mais.