Coaripolis

quarta-feira, outubro 04, 2006

A Amazônia é nossa
Desde muito tempo que escuto que a Amazônia vai ser vendida, privatizada, alugada e nada acontece. As vezes quando a indignação é tanta por ver tanto derespeito pela nossa floresta, me vêm a idéia de como seria se um outro país administrasse toda essa riqueza... pela falta da interrogação no meu teclado, fica como uma afirmação.
Atualmente o boato é esse: "O jornal britânico Daily Telegraph publicou matéria neste domingo dizendo que o ministro de meio ambiente do Reino Unido iria apresentar durante encontro em Monterrey, no México, um projeto para transforma a Amazônia em área privada".
Parece que tudo não está passando de boato, visto que o ministro em questão, David Miliband, se encontrou informalmente com a delegação brasileira no México e garantiu que nunca falou em privatização e que a imprensa teria interpretado mal suas idéias". O que os ingleses querem ou queriam é segundo o jornal inglês: "o plano prevê que uma grande área da Amazônia passaria a ser administrada por um consórcio internacional. Grupos ou mesmo pessoas físicas poderiam então comprar árvores da floresta".
Na verdade é que nós brasileiros, amazonidas, coarienses não estamos cuidando bem ou quase nada da nossa Amazônia. E não adianta reclamar. Gritos de protestos só aparecem quando esse tema aparece e isso é só de vez enquanto.
Quando a coisa é na esfera municipal, pior ainda. Qualquer um ou grupo que levante a bandeira de um projeto ou faça uma leitura criativa sobre a questão, sofre pressão de todos os lados. É eliminado, os exemplos estão aí para falarem por si só. Ivo em Coari, Chico Mendes no Acre, Dorath Stang no Sul do Pará... entre outros.
Só quando cuidarmos, de fato, é que poderemos levantar vozes, bandeiras e outros gritos, dizendo a Amazônia é nossa!