Coaripolis

segunda-feira, outubro 23, 2006

Uma Nova Coari... é possível!
A foto é do quarteirão da minha casa, da minha rua. O prédio maior é a Escola Estadual GM3, coisas do Gilberto Mestrinho, o outro prédio é a Movelaria Araújo, a ela também pertence o terreno grande, seu quintal.
A Movelaria Araújo funciona nesse terreno há muito tempo. Talvez esteja aqui desde o começo do bairro, quando essa área da cidade estava começando a ser urbanizada. Acontece que com o crescimento da cidade, a movelaria está localizada dentro do perímetro da cidade e os habitantes começam a sentir os efeitos dos restos de madeira e pó por ela liberados.
O pó da madeira é levado pelo vento, invadindo toda área ao seu redor, inclusive as casas. A sobra da madeira que não serve para nenhum móvel é transformado em carvão, feito em caieira e esse processo gera uma fumaceira constante.
Os moradores da minha rua, já não aguentando essa situação de crime ambiental, onde nossa saúde é a mais prejudicada, foram falar com o dono da movelaria, ele disse que dentro de 15 dias daria uma resposta, os 15 dias se passaram... e nada.
Semana passada, se reuniram e elaboraram um documento baseado em diversas leis do Brasil (se alguma lei vale por aqui... vamos ver!), assinaram e encaminharam a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Saúde, Promotoria Pública e ao IBAMA.
Estamos esperando uma resposta, se é que vão nos responder. Estamos tentar nossos direitos através de via legal. Se conseguiremos... não sei! Estamos tentando construir uma Nova Coari, baseada na lei e no direito para todos.