Coaripolis

quarta-feira, outubro 18, 2006

Ter petróleo é uma maldição?
Ricardo Neves na sua coluna da Revista Época 436, escreveu um excelente artigo sobre o petróleo, com o título acima. Transcrevo algumas partes do texto:
"O Brasil comemorou recentemente a auto-suficiência em petróleo. Aparentemente, o Estado do Rio de Janeiro, responsável por 83% de toda a produção nacional, é quem mais se beneficia disso. Se fosse membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), ele estaria em oitavo lugar no ranking desses países. Isso parece bom. Mas - acredite - é preocupante para o Brasil.
Basta dar uma olhada na lista dos membros da Opep: Arábia Saudita, Kuwait, Irã, Iraque, Argélia, Indonésia, Líbia, Nigéria, Catar, Emirados Árabes e Venezuela. Todos são países de regime repressivo. Nele, a democracia pe mera formalidade, a economia não tem dinamismo e a desigualdade econômica é imensa, muito maior que no Brasil.
Países que têm riquezas naturais, pouco dinamismo econômico, sociedades estagnadas e regimes repressivos formam um padrão bem conhecido de estudiosos do desenvolvimento. Eles chamam essa realidade de síndrome da "maldição dos recursos naturais". Parece existir algo na facilidade em obter riquezas naturais, seja para o consumo próprio, seja para exportar, que faz com que a nação não consiga traduzir isso em dinamismo econômico. Nem em desenvolvimento para toda a população.
Os estudiosos que sustentam a tese da "maldição dos recursos naturais" afirmam que, mesmo quando se trata de uma sociedade democrática, a abundância de recursos naturais inibe a capacidade de inovação de um país.
Já vivemos iludidos no passado com outras commodities, como o pau-brasil, açúcar, ouro, borracha e café."
Apesar de Coari não ser um país e ainda pertencer ao Brasil, o artigo de Ricardo Neves, tem tudo a ver conosco!
Obs.: este post era para ser postado ontem, mas, a conexão caiu!