Coaripolis

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Cacau Pirêra
Do outro lado do rio Negro, depois da travessia, a balsa encosta no Cacau Pirêra. Nesse tempo que o rio está enchendo, como também na seca, o porto de embargue e desembarque é um local improvisado, perto da cidade.
De longe se ver aquele buraco vermelho rodeado pelo verde da floresta. Tudo está ali de qualquer jeito, uma vez que é um local improvisado e a cada ano fica embaixo d'água por alguns meses. Nunca se investiu nada por ali. Quem ainda dar uma arrumada no local são as empresas de ônibus, que são as que precisam de um ambiente onde possam trabalhar e depois os que vivem desse local, os donos de pequenas lanchas que fazem o transporte de passageiros até Manaus e os vendedores de toda espécie, desde os pequenos restaurantes, barracas e vendedores ambulantes.
O lixo está por toda parte e cada um dar o seu jeito de caminhar. Para os que estão de passagem por lá, tudo bem, agora os que vivem por ali por motivo de trabalho, venhamos e convenhamos, a saúde está em risco. Porém, nesses últimos vinte anos (tempo que tenho andando por essas bandas) pouco se tem feito.
A impressão que fica, é que está tudo bem. Somos assim!