Coaripolis

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Ausência de saneamento reduz qualidade de vida
Sem condições adequadas, até mesmo o desenvolvimento intelectual das crianças fica comprometido, diz médica.
Um olhar mais detalhado sobre a situação dos domicílios da região Norte, elaborado pela Síntese dos Indicadores Sociais 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela o que na prática a maioria da população manauense experimenta quanto a serviços de saneamento básico, seja em bairros novos, oriundos de invasões, até naqueles mais antigos. Apenas 8,8% das moradias da região Norte têm acesso a esse serviço. Esse quadro, de acordo com especialistas, responde diretamente pela qualidade de vida da ]população.
"Quanto melhor o saneamento, menos parasitoses, dermatoses e maior desenvolvimento intelectual e físico das crianças", afirma a médica Auxiliadora Brito, especialista em clínica médica e endocrinologia, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam). Para ela, a baixa estatura verificada nas crianças amazonenses está diretamente vinculada à falta de saneamento básico.
Mais.
Essa é a realidade de todo o Estado. Como pensar que uma cidade como Coari e o seu enorme orçamento anual sofre dessa situação? Parece que não tem lógica e não tem mesmo.
Além do hospital regional a cidade conta com várias Unidades Básicas de Saúde para cuidar da saúde da população, das doenças. Enquanto não houver um investimento sério no saneamento básico, não adianta construir hospitais e mais hospitais.
Voltaremos com esse assunto!