Coaripolis

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Enchente
A águas estão chegando, os rios estão enchendo aqui no nosso lado da Amazônia, o lado do planeta água. A paisagem começou a mudar, o líquido preto, azul, encarnado-sujo vai tomando conta da terra.
A Amazônia é bem definida pelos seus dois grandes ciclos da vida: a cheia e a seca. Cada um desses tempos é diferente do outro. Agora a água vai entrando e invandindo espaços, juntando lagos isolados, chegando até a mata que estava distante, na maioria das vezes separada por uma longa faixa de areia, nossas praias brancas e escaldantes.
O verde das árvores muda com o tempo das chuvas, e quem é observador vai percebendo quão bela fica esse mundo marcado pela estação das chuvas. Bom é despertar na minha rede e ficar ouvindo os pássaros.
A maior mudança percebi quando fui ao mercado de Coari depois de ter passado quase um mês fora, o preço do peixe está lá nas alturas. O menor valor, uns peixes merrecas, cinco reais, o normal dez reias, como é que quem ganha um salário mínimo por mês está vivendo? Será duro encarar a vida nesse tempo de passagem, onde os peixes vão com a água para invandir a mata, deixando os rios e lagos onde estavam no período da seca.
Esse tempo é parte natural da nossa terra, tempo de pouco peixe, escasso. Talvez ainda estamos por aprender desse tempo e assim viver melhor por aqui!