Coaripolis

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Eleições 2008
As eleições para prefeito de 2008 já começaram a ser trançadas. Dois fatos acontecidos nesse início do ano de 2007 mostram como cada um está trançando seu tupé eleitoral.
O primeiro foi a eleição para presidente de câmaras e assembléias legislativas, o segundo a votação dos orçamentos: municipais, estaduais e federal. Nenhum desses fatos aconteceram de modo pacífico, sem gerar conflitos, alguns estrondosos, sendo notícias.
Em tudo isso o que apareceu foi a capacidade de alguns, principalmente do executivo, de articular mundos e mover fundos para se apossar do legislativo, fazendo os interesses coletivos girar em torno de seus projetos pessoais.
A tentação de moder a maçã, de se vender por enormes quantias, não foi superada pela maioria que busca apenas construir patrimônios para si.
No nosso Estado os exemplos que mais geraram notícias foram Manacapuru e Coari. A Câmara Municipal de Manacapuru teve sua eleição anulada por mandado judicial e Coari teve seu orçamento vetado pela maioria dos vereadores que compõem a casa, para ser aprovado num segundo momento de uma forma pouco clara.
O executivo municipal tendo na mão a presidencia da câmara e o dinheiro do município para gastar como quiser, já tem meio caminho andado para retornar ao cargo ou colocar lá quem quiser!
Até quando isso vai continuar acontecendo?