Coaripolis

terça-feira, janeiro 16, 2007

Porto

Meu passeio predileto pela cidade de Manacapuru é pela orla, junto ao rio Solimões, como quase todas as cidades da Amazônia, esta não foge a regra, cresceu junto a margem do grande rio.
Manacapuru também tem uma outra orla, esta no rio Miriti, pela parte dos fundos, aliás, este rio contorna a cidade. Infelizmente o Miriti sofre poluição em estado avassalador, se não cuidarem irá ficar igual ao Igarapé do Espírito Santo em Coari, praticamente morto.
O que marca a frente da cidade é a grande quantidade de flutuantes, eles prestam vários serviços, são mercados, oficinas, lojas que vendem de um tudo, negócios de compradores de peixes, restaurantes, bares, bregas, prostíbulos, entre outros. Enfim, um local onde circula dinheiro.
Esse porto de flutuantes também atende e abastece as cidades de Beruri, Anamã e Caapiranga, dinheiro do comércio e dinheiro das prefeituras. Diaramente é grande o fluxo de barcos e expressos indo e vindo para esses municípios.
Gosto de andar entre eles, aliás, eles estão interligados por tábuas ou pequenas pontes colocadas de um para o outro. O movimento humano é de um fomigueiro, gente chegando, gente saindo. Vou caminhando, me perdendo entre as pessoas e coisas, vendo e sentido, me fazendo porto, orla, povo de Manacapuru.