Coaripolis

sexta-feira, janeiro 12, 2007


Matadouros
Os matadouros de bois em Coari estão todos localizados no lago em frente a cidade. Quando criança, me lembro que os bois eram mortos na praia, um pouco atrás de onde hoje é a feira do produtor. Depois passaram a executar o animal num matadouro próprio, lá pelas bandas das serrarias, logo após o bairro do tauámirim.
Não me lembro, talvez não estava pela cidade quando começou essa prática de matar e cuidar do gado no lago. Claro, que a maior vantagem é ter água em abundância para esse tipo de serviço. Para os trabalhadores desse tipo de trabalho é importante ter o preciso líquido por perto.
Acontece que todos os dejetos que não servem para o ser humano consumir no animal é jogado nas águas do lago. Aqui vai para a água, os alimentos em estado de decomposição, as fezes, sangue e raspas de couro, pêlo e o líquido que estava no corpo do animal, não estou aqui me referindo ao sangue, mas sim a urina e outros líquidos que estão no corpo.
Antes de serem executados, esses animais não passam por nenhum especialista e nem recebem um aval de saúde para serem consumidos, isto quer dizer, se há algum tipo de vírus, bacterias, fungos, tudo vai para a água.
Tudo isso vai passar pela bomba da Cosama que coloca a água para a cidade. Claro, temos o filtro para eliminar o que por aí vem. Mais será que tudo é eliminado? Com certeza não estamos só comendo a carne do gado... como também estamos bebendo a urina!